Muitas vezes, lidamos com espaços limitados e, mesmo fazendo aquela limpeza e doando ou vendendo o que não serve mais, falta lugar para colocar tudo. Por isso, temos dicas imperdíveis para aproveitar melhor os armários e deixar cada coisa em seu lugar.
Deixe os utensílios à mostra
Alguns itens de cozinha, como canecas, panelas e utensílios maiores, podem ficar à mostra. Se tiver uma bancada, pode apoiar liquidificador e batedeira, por exemplo, enquanto conchas e espátulas podem ficar em um pote. Essa é uma ótima oportunidade para pensar na decoração, e até fazer você mesmo os itens reutilizando materiais como latas.
Ganchos também são uma ótima solução e podem ser colocados em prateleiras ou na parede, para panelas menores e outros itens. O mesmo se aplica ao quarto, com colares, maquiagem, sapatos podendo ocupar prateleiras e ganchos.
Não desperdice espaço
Além dos armários, existem outras formas de armazenar, seja na cozinha, banheiro ou escritório. Se tiver lugar na parede, instale uma prateleira. Sobrou um pedacinho atrás da porta? Veja se cabe um nicho. Como comentamos acima, muitas coisas podem ficar à mostra, então aproveite para usar a criatividade e ampliar sua capacidade de armazenamento enquanto renova a decoração. Existem, inclusive, muitas opções baratas, que podem ser feitas em casa.
Verifique a distância das prateleiras
Os armários de cozinha costumam incluir prateleiras, porém, o espaço entre elas às vezes é mal aproveitado. Se entre uma prateleira e outra houver um vazio, é possível instalar um novo suporte, seja de madeira, ou até mesmo organizadores móveis.
Não se esqueça das portas
Tanto na cozinha quanto nos quartos e banheiro, as portas podem ser grandes aliadas. Na cozinha, por exemplo, podem servir para pendurar alguns utensílios em ganchos. No quarto, com algum suporte, pode receber colares, ou cintos. Até no banheiro as portas podem ser utilizadas – também com ganchos, para pendurar as toalhas.
Uma coisa dentro da outra
Algumas pessoas não usam essa dica simples, pois acreditam que não vão encontrar as coisas que ficam “escondidas”, mas a verdade é que se ganha muito espaço agrupando alguns itens. Por exemplo, na cozinha, guarde os potes sem tampa, e coloque um dentro do outro, de acordo com o formato (redondo, quadrado, etc). Fica bem fácil de visualizar e manusear.
No quarto, separe também por categorias. Camisas jeans em um cabide, casacos grossos em outro, calças jeans em outro, etc. Assim, você sabe exatamente em qual cabide o item vai estar, e pode checar todas as opções, mesmo que uma peça esteja em cima de outra.
Aposte em organizadores
Diferentemente do que diz Marie Kondo, organizadores podem ser grandes aliados, especialmente nos armários do quarto. Há diversos tipos disponíveis em lojas de construção, decoração e miscelâneas. Com isso, é possível, por exemplo, separar os itens de moda íntima das meias e evitar que tudo se misture.
Nem tudo precisa ficar pendurado
Avalie os espaços que você tem disponível antes de planejar sua arrumação. Se a parte de cabides for pequena, pendure apenas o que for necessário. Muitas blusas e camisas podem ficar dobradas em gavetas, e não ficam acumuladas. Até mesmo as calças jeans podem ser dobradas, então veja bem o que realmente precisa ficar em cabides.
Blog Deposite