Dicas para reaproveitar cascas de abóbora

Se você tem cascas de abóbora, você tem um tesouro! Isso mesmo, nada de jogar fora. Além de serem supernutritivas e ajudam a reduzir o desperdício na cozinha. Aqui em casa, aprendi a olhar para elas com outros olhos e hoje não vai mais nada desse alimento para o lixo! É isso mesmo: dá para reaproveitar todas as partes da abóbora. Foi pensando nisso que o TudoGostoso separou 5 maneiras criativas e deliciosas de reaproveitar essas cascas, que vão te surpreender pela praticidade e pelo sabor.

1- Chips crocantes

As cascas de abóbora viram chips super crocantes e saudáveis! É só lavar bem, cortar em tirinhas finas, temperar com azeite, sal, pimenta e as ervas que você gosta (alecrim e páprica ficam ótimos!). Depois é só levar ao forno ou airfryer até ficarem sequinhos e crocantes. Eles são uma ótima opção de petisco ou até pra acompanhar sopas e saladas, dando aquele toque diferente.

2- Máscara facial

A casca da abóbora é rica em nutrientes, como antioxidantes e vitaminas, que podem ser aproveitados na pele. Você pode preparar um extrato natural, fervendo as cascas e utilizando a água para misturar com argila branca ou verde, criando uma máscara revitalizante para o rosto. É uma maneira simples e sustentável de potencializar seus cuidados naturais com a pele, utilizando recursos que seriam descartados.

3- Vasos naturais para plantas pequenas

As cascas mais rígidas da abóbora podem ser transformadas em pequenos vasos para plantas suculentas ou ervas. Basta higienizar bem a casca, deixar secar por alguns dias ao sol e fazer um furo na base para drenagem (se necessário). O visual rústico e orgânico dá um charme especial à decoração, além de promover uma alternativa sustentável ao uso de plástico ou cerâmica industrializados.

4- Caldo de legumes

Se você gosta de fazer caldo de legumes caseiro, não deixe de incluir as cascas de abóbora! Elas dão um sabor adocicado e suave pro caldo, além de adicionar cor e nutrientes. É só colocar na panela junto com outras cascas (cenoura, cebola, alho-poró) e temperos como louro e pimenta-do-reino, cobrir com água e deixar cozinhando por uns 40 minutos. Depois é coar e usar como base pra sopas, risotos, ou pra cozinhar grãos. Muito mais sabor e nada de desperdício!

5- Doce de casca de abóbora

Sim, dá pra fazer um docinho caseiro com a casca também! Cozinhe as cascas em uma calda de açúcar com cravo e canela até ficarem bem macias e caramelizadas. Elas ganham uma textura deliciosa e um sabor surpreendente. Dá pra servir puro ou com um queijinho branco, no melhor estilo “romeu e julieta”. É uma forma gostosa de evitar desperdício e ainda agradar quem ama um doce de compota.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tudo Gostoso