Em 2024, a eleição de São Luís terá um momento a mais na urna. Além dos votos para vereador (a) e prefeito (a), os eleitores terão que decidir se os estudantes podem ter direito, ou não, a gratuidade no transporte público da capital.
O decisão por um plesbicito sobre o tema foi aprovado, por unanimidade, em sessão plenária na tarde da última segunda-feira (08), após um pedido feito pela Câmara Municipal de São Luís.
O votação será realizada apenas durante o primeiro turno das eleições e pode trazer mais novos custos ao transporte público. Por outro lado, pode garantir gratuidade nos ônibus para estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários.
O passe livre estudantil já é realidade em algumas cidades brasileiras. Caso a população ludovicense decida, em sua maioria, pelo passe livre estudantil, o assunto sobre a regulamentação voltará a ser debatido na Câmara Municipal pelos parlamentares eleitos para a próxima legislatura, que se iniciará em 2025.