Em parceria com a SpaceX, bilionário realiza primeira caminhada espacial privada

O bilionário Jared Isaacman, de 41 anos de idade, se tornou nesta quinta-feira (12), o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial através de um voo privado ao espaço. A bordo da cápsula Dragon, o empresário esteve exposto ao vácuo espacial, com a imensidão do universo de um lado e o planeta Terra do outro.

O momento em que a nave foi despressurizada foi transmitido ao vivo no YouTube pelo canal The Launch Pad e foi possível ouvir alguns comentários dos engenheiros envolvidos na missão, além do bilionário. “É lindo”, disse Isaacman ao ingressar no espaço sideral.

Na última terça-feira, o empresário decolou do Cabo Cavernal, na Flórida, a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, junto com outras quatro pessoas. Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA, de 50 anos de idade; e duas engenheiras da SpaceX: Sarah Gillis, de 30 anos de idade; e Anna Menon, de 38 anos.

Ao todo, a viagem terá a duração de cinco dias e será um marco na história da exploração espacial, já que se trata da maior distância da Terra que uma tripulação já se estabeleceu desde as missões Apollo, que levaram o ser humano à Lua.

A uma altitude de 700 quilômetros, os tripulantes vestiram os trajes desenhados pela SpaceX e a nave foi despressurizada, tornando-se parte do espaço sideral ao ter a sua escotilha aberta para saída do bilionário e da engenheira Sillis. Ambos estiveram presos por um cordão durante a saída da nave.

A princípio, a viagem também tem como objetivo testar os novos trajes da SpaceX, chamada de Atividade Intraveicular (IVA). O modelo deve oferecer maior mobilidade e um visor HUD (head-up display), além do gerenciamento térmico.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações do The Launch Pad