Empresa de Elon Musk é autorizada a testar chip cerebral em humanos

A Neuralink, uma empresa fundada pelo bilionário Elon Musk, obteve autorização para realizar testes de seu chip cerebral em seres humanos. Mesmo diante de diversas dúvidas sobre segurança, Musk afirma que a tecnologia pode ser a solução para pessoas que sofreram lesões na coluna vertebral e portadores de ELA (esclerose lateral amiotrófica).

Atualmente, a empresa está cadastrando pacientes interessados em participar dos testes clínicos em seu site. Eles estão buscando pessoas com diversas condições, como tetraplegia, paraplegia, perda de visão, perda auditiva, incapacidade de fala e amputações graves.

Embora haja um entusiasmo considerável em relação ao potencial dessa tecnologia para melhorar a vida de pessoas com deficiências e distúrbios neuromusculares, também surgiram preocupações dentro da comunidade científica. Isso se deve, em parte, a relatos de efeitos colaterais adversos em macacos que receberam implantes semelhantes. A comunidade científica estará atenta aos resultados dos testes em humanos e à segurança desses dispositivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes