Familiares desenterram mortos a cada 3 anos para trocar suas roupas

A frase “descanse em paz” parece não fazer muito sentido na comunidade de Toraja, na Indonésia. É que por lá os familiares têm o costume de, a cada 3 anos, desenterrar seus parentes para trocas suas roupas, fazer uma maquiagem (caso consigam) e tiraqr fotos “atualizadas” com seus entes queridos que já se foram; ou que deveriam ter ido; ou que não os deixam ir. Enfim, isso é um pouco confuso para a nossa cultura, não é verdade?! As informações são do jornal português Correio da Manhã.

Os adeptos desse ritual dizem que essa é uma forma de passarem mais tempo com seus familiares ou amigos que partiram para o ‘descanso eterno’.

A cada 3 anos eles são desenterrados, colocados de pé e tem as suas roupas trocadas para serem fotografados. Os caixões também são trocados por outros mais novos, demonstrando respeito e preocupação com os cadáveres.

Algumas horas após o ficarem com seus paresntes e amigos os corpos são novamente sepultados. E, dali a 3 anos… bom, você já sabe!

Difícil de aceitar uma coisas dessas em nossa cultura. Porém, devemos respeitar a ideia, já que é assim que lidamos com modos e costumes diferentes dos nossos.

Mas que é algo diferente, isso é.

 

 

 

 

 

Gazeta