Estudantes interessados em concorrer às vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, já podem se inscrever a partir desta terça-feira (22), por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O prazo, por sua vez, segue até 29 de abril.
Quem pode se inscrever nas vagas remanescentes do FIES 2025?
De acordo com as informações do edital, nessa etapa, podem participar do processo seletivo os candidatos que atendam, simultaneamente, às seguintes condições:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota válida até o momento anterior à inscrição;
- Ter média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem e nota acima de zero na redação;
- Não ter feito o Enem como treineiro;
- Ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
- Ter condições de atingir a frequência mínima exigida no curso escolhido, no primeiro semestre letivo de 2025.
Como fazer a inscrição nas vagas remanescentes FIES 2025
Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior entre os dias 22 e 29 de abril. Após esse período, o MEC divulgará o resultado da pré-seleção em 6 de maio, com chamada única e formação de lista de espera.
Documentação e comprovação
Posteriormente, os estudantes pré-selecionados devem comparecer nos dias 7 e 8 de maio à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. Nesse momento, o candidato deverá apresentar a documentação exigida e comprovar as informações prestadas na inscrição.
Leia mais: Pedido de isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda
Critérios de prioridade
De acordo com o edital, o MEC reservará 50% das vagas remanescentes para candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, o MEC também reservará vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme os dados do último censo do IBGE.
FIES Social
No caso dos candidatos selecionados dentro do FIES Social poderão financiar até 100% dos encargos educacionais. Vale destacar que o sistema FIES identificará automaticamente esses candidatos com base no cruzamento de dados com o CadÚnico.
Quantas vagas estão disponíveis?
Em 2025, o MEC ofertará mais de 112 mil vagas para o FIES. No primeiro semestre, 67.301 foram abertas. Por outro lado, as demais estarão acessíveis no processo seletivo do segundo semestre, incluindo aquelas que eventualmente não forem preenchidas nas convocações atuais.
É fundamental que os candidatos acompanhem atentamente todas as etapas do processo, incluindo a divulgação dos resultados, prazos para entrega de documentos e eventuais convocações da lista de espera.
Por outro lado, o não cumprimento dos prazos estabelecidos pode resultar na perda da vaga, mesmo para aqueles que atendam a todos os critérios. Por isso, recomenda-se que os estudantes consultem frequentemente o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e os canais oficiais da instituição de ensino para a qual se inscreveram.
