O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão, cumpriu 19 mandados de busca e apreensão durante operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (1º) em cinco cidades maranhenses e duas do estado do Pará.
O MP investiga membros de uma organização criminosa suspeita de lavagem de capitais, fraude a licitação, peculato, corrupção, entre outros. A ação foi realizada nas cidades de Bela Vista do Maranhão, Pio XII, Pedreiras, São Luís, Santa Inês, Marabá/PA e Belém/PA.
Segundo o Gaeco, estão sendo investigados, nesta fase da operação, o prefeito de Bela Vista do Maranhão, José Augusto Sousa Veloso Filho, e ainda a secretária municipal de Finanças, Almerinda Alves de Sousa. Além deles, ex-servidores públicos, empresários e a empresa contratada pelo município, Alpha Locações e Serviços LTDA também foram alvos do MP.
Além dos mandados expedidos pelo desembargador relator Samuel Batista de Souza, da Segunda Câmara Criminal, o bloqueio do valor de R$ 5.085.097,50 (cinco milhões, oitenta e cinco mil, noventa e sete reais e cinquenta centavos), nas contas bancárias de todos os investigados também foi autorizado.
Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) e comporão o conjunto probatório produzido nos autos do procedimento investigatório criminal instaurado.