O govenador do Amazonas, Wilson Lima (União), afirmou nesta quarta-feira que vai discutir o uso da marca Amazon durante sua participação na COP 28, em Dubai. O político disse, em entrevista à TV Globo, que a marca americana deveria pagar ao estado brasileiro algum valor pelo uso da palavra em inglês, que na tradução para o português significa Amazonas.
— Nós vamos ter uma reunião com a Amazon, que é uma grande empresa do Jeff Bezos, com o objetivo de fechar parceria. A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia. Quando a gente quer saber. Esse é um dos questionamentos que a gente ganha por isso? A gente quer saber. Esse é um dos questionamentos que a gente vai fazer lá na COP — falou.
A fala do chefe do Executivo virou alvo de críticas de outros políticos. O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) foi um dos que comentou o caso em suas redes sociais, afirmou que o governador “entrou duas vezes na fila da burrice”.
A 28ª edição da a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, capital dos Emirados Árabes.