A cidade de Madri, na Espanha, registrou um aumento no número de igrejas evangélicas e de fiéis. A capital espanhola conta, atualmente, com cerca de 4.348 templos religiosos e 1,5 milhão de cristãos.
Segundo o Observatório do Pluralismo Religioso, o país teve um acréscimo de 300% no número de igrejas evangélicas, em comparação com o último levantamento feito há 20 anos.
De acordo com o pastor Julián Flores, da Igreja Batista Lagoinha Madrid, a principal justificativa para o aumento das igrejas e dos fiéis, no país, se dá pela forte imigração de latinos, americanos e pessoas de outras regiões, que trazem a presença evangélica para o continente europeu.
“Estou há nove anos na Espanha. De três anos para cá, tenho visto uma multiplicação mais forte das igrejas evangélicas. A América foi evangelizada por eles, pelos católicos. Agora, nós [latino-americanos] estamos promovendo aqui uma reevangelização. Hoje já temos 50 templos na Europa, o crescimento é constante”, disse a um veículo de imprensa.
Devido às imigrações, os cultos evangélicos apresentam inúmeros idiomas como português, chinês, romeno e inglês africano.