A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou uma morte de uma criança, no Maranhão, que tem suspeita de ter sido provocada pela bactéria Streptococcus, que pode causar desde infecção urinária até endocardite (inflamação das estruturas internas do coração).
A morte, porém, não é motivo de grandes preocupações, pois a criança teria sido contaminada em Minas Gerais, e morreu no Maranhão após uma viagem. Ainda assim, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde informou que está monitorando a situação e não registrou outros casos semelhantes no estado, apesar de que a infecção por Streptococcus não é doença de notificação compulsória.
O caso
De acordo com a SES, a criança apresentou início de sintomas no dia 3 de outubro, no município de São João Del Rei- MG e, no dia 5 de outubro, a família realizou viagem para o Maranhão, tendo a criança melhorado o quadro.
No dia 7 de outubro, a mãe procurou atendimento médico em unidade hospitalar na cidade de Porto Franco, no Maranhão. A criança foi medicada, avaliada e recebeu alta.