O Maranhão ocupa o terceiro lugar do Nordeste com o maior número de inscritos no Concurso Nacional Público Unificado (CNPU), registrando 98.594 candidatos. Ele perde apenas para Bahia (200.782) e Pernambuco (128.268), segundo ranking divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Ao todo, o Brasil registrou mais de 2,65 milhões de inscritos. Em âmbito nacional, os estados de São Paulo (288.123 inscritos) e do Rio de Janeiro (274.160 inscritos) tiveram o maior número de inscrições, seguidos do Distrito Federal (261.591 inscritos).
A taxa de inscrição pode ser paga até esta sexta-feira (16), sendo R$ 90 para cargos de nível superior e de R$ 60 para cargos de nível médio. As provas vão ser realizadas em 220 cidades no dia 5 de maio.
No Maranhão, o Concurso Unificado terá 9 cidades de prova, sendo elas, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, São Luís e Santa Inês.
Quantidade de vagas
O CNPU oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, inclusive para atuação no Estado do Maranhão como Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas; Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas.
Existe possibilidade para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas para atuar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de Especialista em Indigenismo (engenharia agronômica), Especialista em Indigenismo (qualquer área do conhecimento); Especialista em Indigenismo (sociologia); e Técnico em Indigenismo.