A embarcação foi contratada pelo Governo do Maranhão para fazer a travessia da ilha para a região da baixada
Na quarta-feira (6), o Ministério Público Federal (MPF) expediu uma recomendação para que a Capitania dos Portos efetue, em 48 horas, a suspensão da autorização concedida à circulação do ferryboat José Humberto, da empresa contratada pelo Governo do Maranhão, para fazer a travessia da ilha para a região da baixada, pela baía de São Marcos. O translado da embarcação chegou a ser autorizado no fim do mês de junho.
De acordo com o MPF, em ofício encaminhado ao Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) foram encontradas irregularidades em documentos, além de problemas técnicos identificados em análises, foram ignorados no laudo de vistoria da embarcação. A Capitania dos Portos pode ser responsabilizada, judicialmente, em caso de ocorrências futuras, no ferryboat.
A Promotora de Justiça do Consumidor, Lítia Cavalcanti, explica que a autorização do ferry José Humberto, avalizada pelo Governo do estado, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Maranhão (MOB), representa riscos para a população usuária do transporte.