Moraes vota para tornar réus 100 denunciados por atos no DF

O julgamento acontece por meio do Plenário Virtual da Suprema Corte 

Nesta terça-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para que 100 denunciados por envolvimento nos atos do dia 8 de janeiro se tornem réus pelas denúncias apresentadas contra eles na Suprema Corte. O julgamento ocorre no Plenário Virtual, onde os ministros depositam os votos no sistema do STF.

As denúncias foram ajuizadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), e estão inseridas em dois inquéritos no Supremo para identificar os suspeitos dos atos. 100 pessoas estão presas sob análise das denúncias.

Os advogados dos denunciados defendem a rejeição das denúncias sob argumento de que a Procuradoria não individualizou as condutas dos acusados. Além disso, também relataram que o Supremo não seria a Corte adequada para analisar os casos.

Caso o voto de Moraes saia com vencedor no final do julgamento, os denunciados se tornarão réus e responderão por crimes de: associação criminosa armada; golpe de estado; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.