Morre ex-presidente do TJ-MA José Pires da Fonseca aos 90 anos em São Luís

Morreu, em São Luís na tarde de segunda-feira (06), aos 90 anos, o desembargador aposentado José Pires da Fonseca. O magistrado foi presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e também do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

De acordo com informações de familiares, ele não resistiu a uma cirurgia realizada para tentar desobstruir a passagem do canal da uretra. O velório do desembargador teve início na madrugada desta terça-feira (07), na Pax União, situada na Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís. O enterro de José Pires da Fonseca vai ser realizado no Cemitério do Gavião, às 16h.

José Pires da Fonseca nasceu em Cururupu (MA), em 25 de março de 1934. Começou a exercer a magistratura em 1962, passando pelas comarcas de Humberto de Campos, seguindo para Pastos Bons e Rosário. Em 1975, foi promovido por merecimento para Comarca de São Luís, onde atuou na 5ª e 6ª Varas.

Em 1985, por merecimento, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça. Em 1989, foi eleito vice-presidente do Tribunal de Justiça e corregedor-geral da Justiça no biênio 1990/1991. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral, vice-presidente e presidente da Corte por duas vezes.

Eleito presidente do Tribunal de Justiça para o biênio 1992/1993. Os novos juizados foram providos em sua gestão, na qual foram instituídas as serventias judiciais e extrajudiciais. Foi fundador e diretor da Escola Superior de Magistratura e presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão.

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) emitiu nota de pesar pela morte do ex-presidente: O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, em nome de todos os membros e membras da Corte, magistrados e magistradas, servidoras e servidores, manifesta profundo pesar pelo falecimento do desembargador José Pires da Fonseca, ocorrido nesta segunda-feira (06), em São Luís.

 

 

 

 

 

Com informações de Tribunal de Justiça do Maranhão

Leilane Vilaça sob supervisão