O zagueiro uruguaio Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, morreu na noite de terça-feira (27), aos 27 anos, em São Paulo. O atleta teve um mal súbito no segundo tempo do jogo contra o São Paulo, na última quinta-feira (22), no MorumBIS, e chegou a ser socorrido, mas não respondeu aos tratamentos e teve a morte confirmada pelo Hospital Albert Einstein.
Juan Izquierdo sofreu um mal súbito aos 39 minutos do segundo tempo da partida entre São Paulo e Nacional, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O zagueiro foi diagnosticado inicialmente com uma arritmia cardíaca.
Durante o transporte do MorumBIS para o hospital, Izquierdo teve uma parada cardíaca e precisou ser ressuscitado ao receber atendimento na ambulância. No domingo (25), os médicos informaram que o zagueiro teve uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”.
Izquierdo continuou com cuidados intensivos e dependente de ventilação mecânica, porém, o Hospital Albert Einstein emitiu nota na segunda-feira (26), informando que o jogador apresentava “quadro neurológico crítico”.
Juan Izquierdo começou a carreira no Cerro, do Uruguai, e depois acumulou passagens por Montevideo Wanderers, Atlético San Luis (MEX), Liverpool e Nacional, onde disputou 25 jogos na temporada. O atleta deixa esposa, uma filha de dois anos e meio e um filho recém-nascido.
O Nacional, clube que Izquierdo defendia, emitiu nota lamentando a morte do atleta.
Confira a nota:
“Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo.
Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável”.
Descanse em paz. Juan, você estará conosco para sempre”.
G1 MA