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Motorista de aplicativo é agredida no MA

O caso ocorreu após a motorista pedir para passageira limpar vinho que caiu no banco do carro

No fim de semana, em São Luís, uma mulher, de 54 anos, motorista de aplicativo, sofreu agressões de três passageiras. O caso ocorreu após a motorista pedir para passageira limpar vinho que caiu no banco do carro.

As câmeras de segurança do veículo registraram as agressões. Uma das passageiras apresentava sinais de embriaguez.

“Ela entrou no meu carro com uma bebida, com o copo de cheio de bebida. E derramou sobre o banco do carro, era vinho e se recusou a limpar o banco. Pagar a higenização do carro”, informou a motorista de aplicativo. 

A vítima registrou um Boletim de Ocorrência, em São Luís e informou que irá acionar à Justiça.

“Ela partiu para cima de mim. Tentei me defender dela, foi a hora que as outras vieram para cima e as três começaram a me agredir daquela forma. No momento em que eu fui agredida, não teve ninguém para ajudar”, disse a vítima. 

Segundo a Associação de Motoristas de Aplicativo do Maranhão, o Estado tem cerca de 50 mil motoristas cadastrados e 10 mil atuam na profissão.

“Essa atividade, ela tem vários riscos, devido ao tipo de modo operandi que nós temos. Temos que transportar pessoas de diversas faixas etárias, classes sociais, localidades em diversos estados psicológicos também, às vezes em embriaguez, às vezes em estado de alucinação, que é um dos casos. E o principal de tudo e mais perigoso, que são as pessoas delituosas que praticam assaltos, põe a vida do motorista nessa ação, nesse delito, que culmina às vezes com traumas. Nós temos motoristas traumatizados devido essas ações violentas desses criminosos”, disse Augusto Ayres, presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo do Maranhão. 

O presidente da Comissão de Advocacia Trabalhista da OAB do Maranhão, Luiz Cláudio Frazão, informa que:

“Há uma necessidade de regulamentação que crie direitos e deveres entre motoristas de aplicativo, entre as empresas que prestam esse tipo de serviço e, até mesmo, os passageiros. Por exemplo, criar uma obrigatoriedade de seguro de dano, caso algum dano ocorra, algum acidente ocorra durante o trajeto e transporte dessas pessoas, que elas sejam indenizadas”. 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), e as empresas de transporte de aplicativo não se pronunciaram sobre o caso.