MT: Prefeito proíbe halloween nas escolas em respeito aos cristãos

As escolas municipais da cidade de Pontes e Lacerda, Mato Grosso, foram proibidas de celebrar o halloween. A decisão foi tomada pelo prefeito Alcino Barcelos (Republicanos) com a justificativa de respeitar os cristãos da cidade.

O político gravou um vídeo e publicou nas redes sociais dizendo que recebeu denúncias de pais de alunos por conta de uma festa de “dia das bruxas” que seria realizada na Escola Municipal Sanaria Silvéria.

Além da questão religiosa, as denúncias também envolviam questões financeiras das famílias que não têm condições de comprar fantasias para que os filhos participassem da festa.

– Dois compromissos que faço com vocês: Não vai ter festa e a gente vai apurar os fatos. Primeiro que halloween, dia das bruxas, não faz parte da nossa cultura nacional. Segundo, para quem pesquisar um pouco, vai ver lá que é culto aos mortos e dia de todos santos – afirmou.

O prefeito falou que o Estado é laico e que se for para fazer festa a fantasia, que seja por outras razões.

– Escola é lugar de aprender, se for para fazer festa de fantasia, que tenham alunos fantasiados de médico, professor e agrônomo que ajuda a plantar e produzir alimento pro mundo. Esse tipo de festa para criança não cabe e não agrega em nada. Enquanto eu for prefeito, esse tipo de bagunça não vai ter – declarou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes