É muito provável que o seu primeiro gesto ao abrir qualquer garrafa PET de óleo ou azeite (pode ser desde o azeite de oliva extra virgem até o óleo de girassol) seja puxar aquele anel interior, como se fosse uma granada de mão, e então descartá-lo sem pensar duas vezes.
Porém, na indústria alimentar quase nada acontece por acaso e com os anéis das garrafas de óleo não é diferente. Não é que este pequeno anel que às vezes parece que obstrui e dificulta o uso do óleo seja um capricho técnico, e isso todo mundo sabe. Mas também não se trata apenas, como você já deve ter visto alguma vez, de preservar a qualidade do azeite. Descubra para que serve a tampa plástica do óleo e por que você não deve descartá-la ao abrir.
Para que serve o anel de plástico das garrafas de óleo?
O anel de plástico está presente em garrafas de cinco litros, em embalagens de três litros e também com formatos menores, tanto em PET quanto em vidro, para garrafas de litro ou meio litro de óleos e azeites variados. Nada é deixado ao acaso nessas embalagens, e, ainda assim, os anéis de plástico das garrafas de óleo acabam indo para o lixo na primeira oportunidade.
Infelizmente, ficar sem eles só piorará a qualidade do nosso óleo à medida que o utilizamos (algo especialmente inevitável em embalagens grandes). É sempre bom lembrar, inclusive, que para a maioria das pessoas é bom evitar comprar embalagens grandes já que é difícil conservar azeite aberto.
Porém, a conservação não é o único dilema no aproveitamento deste anel. Principalmente quando sabemos que calor e ar são os piores inimigos do óleo e que tampouco devemos guardar azeite na geladeira. Por isso deve manter os óleos de cozinha em armários fechados para evitar os danos que a luz, o calor ou o oxigênio podem causar.
Por isso, os produtores de azeite colocam este pequeno anel que, uma vez retirado, pode ser virado e recolocado para evitar que o ar (e portanto o oxigênio) entre e comece a oxidar o nosso azeite.
Da mesma forma, em garrafas pequenas, essa tampinha que vem no azeite ganha outra função e pode ser utilizada como dosador para usar apenas um fio de azeite na comida, sem que escorra demais. Ao colocá-lo na garrafa evita fazer mais bagunça do que o necessário e servir o azeite de forma fácil, rápida e limpa, sem complicações. Ou seja, a tampa de plástico das garrafas de óleo e azeite tem mais utilidades do que para ir diretamente para o lixo!
Tudo gostoso