O reajuste de 5% será atualizado no dia 1º de novembro
Na segunda-feira (10), foi anunciado pela Petrobras que o valor do gás natural terá um reajuste de 5% em sua comercialização e distribuição. A nova atualização ocorre em 1º de novembro e terá vigor até janeiro de 2023. O valor reduzido que será repassado para o consumidor depende de outros fatores do mercado como lucros das distribuidoras e locais de revenda.
Neste ano de 2022, o preço sofreu alterações em maio, com aumento de 19% e será novamente atualizado em 1º de novembro com o reajuste de 5% no valor. A Petrobras em 2016 adotou a Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que possui o vinculo dos preços do país com os do mercado internacional, usando como referência o preço do barril de petróleo.
Segundo nota divulgada pela Petrobras, o reajuste respeita os acordos e contratos com as distribuidoras, foi anunciado que no último trimestre, o valor caiu em 11,5% e o câmbio reduziu o preço em 6,5%.
Os botijões a base de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), não sofrem alterações com o reajuste. O novo valor irá beneficiar os moradores que fazem o uso de gás natural canalizado, motoristas que utilizam Gás Natural Veicular (GNV) em seus veículos e as industrias que fazem o uso do gás natural como energia.
Amanda Rocha sob supervisão