PF faz operação contra cúpula do governo do Acre por corrupção

Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal (RFB), realizam na manhã desta quinta-feira (9) a Operação Ptolomeu III. O trabalho tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da cúpula do governo do Acre.

Ao todo, mais de 300 policiais, com apoio de servidores da CGU e RFB, cumprem 89 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal. A investigação tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, segundo a PF, é um desdobramento das fases I e II da operação, deflagradas em 2021.

Nas etapas anteriores, a investigação identificou que a organização criminosa, controlada por agentes políticos e empresários ligados ao Poder Executivo estadual acreano, estariam atuando no desvio de recursos públicos e na realização de atos de ocultação da origem e destino dos valores subtraídos, através da lavagem de dinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes