O pastor Fabiano Oliveira, alvo de um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito de uma operação realizada contra manifestantes que se opõem ao resultado das eleições, foi preso nesta segunda-feira (19) no Espírito Santo. A detenção foi confirmada pela Polícia Federal.
Oliveira estava em um ato que acontece em frente ao 38° Batalhão de Infantaria do Exército em Vila Velha, que fica na Grande Vitória, no Espírito Santo. O superintendente da Polícia Federal no estado, Eugênio Ricas, informou que o pastor não reagiu à prisão.
“Foi preso pela PF, sem resistência, encaminhado ao DML [Departamento Médico Legal] e entregue ao sistema prisional”, detalhou Ricas.
Segundo o superintendente da PF, o pastor não teria sido preso antes porque um grupo de pessoas se colocou em frente ao batalhão e, por conta disso, a PF entendeu que uma ação naquele momento poderia ser revidada, colocando em risco a integridade de terceiros.
Oliveira é um dos alvos da operação que cumpriu mais de 100 mandados desde a última quinta (15) em oito estados e no Distrito Federal. As ordens foram determinadas por Moraes em uma operação que é relacionada ao chamado inquérito dos atos antidemocráticos ligados ao 7 de Setembro e aos chamados inquéritos das fake news e das milícias digitais.