A nomeação do cargo tinha ocorrido um dia após o casamento
Hissam Hussein Dehaini, prefeito de Araucária, exonerou a sogra, Marilene Rôde, do cargo de secretária de Cultura e Turismo. A exoneração aconteceu após a polêmica do casamento do prefeito de 65 anos, com uma adolescente de 16.
A sogra havia sido nomeada para o cargo um dia depois do casamento de sua filha, em março. A informação foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (26).
Além disso, a tia da adolescente, Elizangela Rôde, também foi exonerada, do cargo de secretária de planejamento. Na terça-feira (25), o Ministério Público do Paraná informou que investiga suspeitas de nepotismos nas nomeações.
Na terça-feira (25), a prefeitura teria defendido a nomeação de Marilene.
“Sobre o questionamento acerca da nomeação de Marilene Rôde, até então diretora geral da Secretaria de Educação, para o cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo (SMCT), em 14/04, informamos que a decisão acerca da composição de seu secretariado é ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público, com ampla vivência na área da Educação e em funções de chefia, assessoramento e direção, inclusive nesta municipalidade”, afirmou a prefeitura por meio de nota.
Casamento
O prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, casou com Kauane Rode Camargo, de 16 anos. O casamento aconteceu no mês passado, mas só foi divulgado nesta semana.
Hissam está no segundo mandato. No ano passado, ele se divorciou da segunda esposa. O patrimônio dele é declarado em R$ 14 milhões em bens.
A adolescente é estudante, cursa o ensino médio em uma escola da cidade. Em 2022, Kauane participou do concurso para Miss Araucária e ficou em segundo lugar da competição.
No Brasil, um menor de idade pode casar com autorização dos pais.
Marilene Rode, mãe da adolescente, foi promovida recentemente ao cargo de secretária de Cultura de Araucária. Além disso, Elizângela Rode, irmã de Marilene, também ocupa um cargo na prefeitura.