Os funcionários lutam por um acordo salarial
Nesta sexta-feira (23), trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiram a greve e realizam uma manifestação em busca de um acordo salarial.
Os funcionários do Hospital Universitários são contratados pela Ebserh e estão aderindo a greve que acontece em todo país.
Em nota a Ebserh informou:
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informa que a relatora do dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou o percentual mínimo de manutenção de trabalhadores, em seus locais de trabalho, na base de 50% (cinquenta por cento) em cada área administrativa e de 60% (sessenta por cento) para cada área médica e assistencial, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), em caso de descumprimento.
Com o início das manifestações, fica ainda mais clara a vontade dos empregados, semelhante à da Ebserh, em uma resolução rápida para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Diante do impasse nas negociações, a Ebserh peticionou no TST, pedido para análise dos ACT’s em curso, requerendo o julgamento imediato do dissídio coletivo, inclusive quanto aos ACTs em aberto.
A gestão está trabalhando para mitigar os impactos na assistência e priorizando os atendimentos de maior gravidade, além de readequar as escalas para manter os serviços em funcionamento. No HU-UFMA, não foi necessário, até o momento, a suspensão de serviços.
Amanda Rocha sob supervisão