Os profissionais da Enfermagem que trabalham em uma unidade hospitalar da rede privada, realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (04), na avenida Professor Carlos Cunha, no bairro do Jaracaty em São Luís. A reivindicação dos trabalhadores seria por conta do não pagamento do piso salarial da categoria.
O protesto, que durou cerca uma hora, causou um grande engarrafamento nas proximidades da ponte Bandeira Tribuzi, na via que dá acesso ao Centro da cidade.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, José Carlos, informou que até o momento, apenas o Hospital São Domingos já teria feito um acordo com a categoria. Já as administrações dos hospitais UDI, Guarás e Maranhense ainda não o pagam o piso salarial, causando o descumprimento da lei federal que garante o valor de R$4750 ao profissional de 44 horas.
“A Lei n. ° 14.434, que é de 2022, está em execução e a rede privada não paga os profissionais da enfermagem. Por isso nós estamos aqui nesta manifestação, porque nós queremos um piso regionalizado da rede privada através de uma Convenção Coletiva de Trabalho que não está fechada. Aqui na Rede D’or temos até a expansão do hospital, porém nós não temos o pagamento e a valorização dos profissionais”, informou José Carlos.