Profissionais da Enfermagem realizam novo protesto em São Luís

Profissionais da enfermagem realizaram um novo protesto na Avenida Jerônimo de Albuquerque na manhã desta sexta-feira (14), em São Luís. A manifestação contou com a participação de integrantes do Sindicato da Enfermagem, do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, além de técnicos.

No dia 28 de maio, foi realizada uma reunião entre o Sindicato e o Ministério Público do Trabalho, mas as  reivindicações não foram atendidas. Por esse motivo, os trabalhadores decidiram realizar uma nova manifestação.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde do Estado do Maranhão (Sindsaúde-MA) Lucimary Santos, informou  que os profissionais recebem o valor de  R$ 1.400, sendo que o piso é de R$ 3.500. “Com as alterações promovidas pelo Supremo Tribunal Federal, é preciso uma negociação regional para que os hospitais [particulares] paguem esse piso. A rede que administra o hospital vem atrapalhando esse pagamento”, disse a presidente do Sindsaúde-MA.

A reivindicação dos enfermeiros está relacionada à Lei 14.434/2022, sancionada pelo presidente da república em agosto de 2022, que estabelece o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Até o momento, a administração da rede hospitalar não se manifestou em relação às demandas dos trabalhadores.

 

 

 

 

 

Leilane Vilaça sob supervisão