O Partido dos Trabalhadores (PT) lançará em maio o curso Fé e Democracia para Evangélicos e Evangélicas, em São Paulo, para tentar se aproximar do segmento que mais rejeita o governo Lula. Segundo pesquisa Datafolha, 49% dos evangélicos avaliam a gestão como ruim ou péssima, enquanto apenas 19% a consideram boa ou ótima.
O curso para evangélicos terá participação de lideranças religiosas petistas
A Fundação Perseu Abramo oferecerá o curso para evangélicos, que contará com a participação de lideranças religiosas filiadas ao partido, como a deputada federal Benedita da Silva (RJ). O partido tem como objetivo melhorar o diálogo entre petistas e evangélicos.
Leia mais: Após ser denunciado, ministro de Lula decide deixar o cargo
Curso para evangélicos é estratégia para fortalecer base para as eleições de 2026
O curso faz parte de uma estratégia mais ampla do PT para reduzir a distância com o público religioso. Além disso, em 2024, o partido já havia promovido uma formação sobre religião e democracia, bem como divulgado vídeos com militantes cristãos.
Por essa razão, lideranças petistas defendem que o fortalecimento dessa relação é essencial para aumentar a intenção de voto em 2026. Ademais, no ano passado, o PT também lançou uma cartilha com orientações para candidatos sobre como conversar com o eleitorado evangélico, segundo informações de O Estadão de São Paulo e O Globo.
Além de promover o curso para evangélicos, o PT planeja realizar encontros regionais com comunidades evangélicas ao longo do ano. Dessa forma, o partido pretende ouvir as demandas locais e construir pontes com lideranças religiosas que compartilhem valores democráticos e sociais.