O Partido dos Trabalhadores quer ter seus próprios canais de televisão e rádio abertos. Para isso, a legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou, nesta terça-feira (6), um pedido formal de concessão ao Ministério das Comunicações, comandado pelo ministro Juscelino Filho (União Brasil-MA).
Segundo informações do site do PT, o documento possui as assinaturas da presidente nacional da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), e do secretário nacional de comunicação, deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP).
No texto, eles alegam que a “comunicação por canal partidário específico possibilitaria a justa prestação de informação” à sociedade com “credibilidade”, além de “incentivo à participação e formação política”. Também defendem que os meios de comunicação ajudariam o partido a difundir suas “ideias e propostas da militância”.
Gleisi afirma que trata-se de uma ação “inédita”, pois nunca antes um partido entrou com um pedido para ter seus próprios canais de TV e rádio. Para ela, não há nada na legislação brasileira que impeça que uma sigla política de fazer tal solicitação.
Atualmente, a comunicação do partido é feita por vias digitais em plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, Telegram, WhatsApp, Spotify, rádio online, sites e central de relacionamento.