Relógio inteligente salva homem com princípio de parada cardíaca no TO

Um relógio inteligente salvou a vida de um homem que estava tendo um princípio de parada cardíaca no Tocantins. Sem acreditar muito na informação, ele enviou o eletrocardiograma que apareceu no smart watch para um cardiologista.

E a resposta do médico foi incisiva: “Busque uma emergência agora!”. O personal trainer Tyago Cursino, de 32 anos, que mora em Palmas, foi atendido na emergência e agora passa bem.

Ele disse que no dia acordou com sintomas estranhos. O coração estava acelerado, com palpitações fortes e um cansaço físico. Mesmo assim, ele seguiu com a rotina e foi trabalhar.

Algo estranho

O dispositivo que usava, o Apple Watch, monitora constantemente alterações na frequência cardíaca. Ficando superior a 120 BPM ou inferior a 40 BPM por mais de dez minutos, o aplicativo emite um alerta.

No caso do Tyago, a mensagem que apareceu foi: ‘Fibrilação Atrial – 99 BPM (batidas por minuto). Junto com o recado, um eletrocardiograma mostrava sinais irregulares.

Atendimento no hospital

Após a conversa com o cardiologista, o personal correu para a emergência do Hospital Geral de Palmas (HGP).

No local, os profissionais da saúde identificaram que ele estava com uma fibrilação atrial. O cenário era o do início de uma parada cardíaca.

Encaminhado a sala de emergência, Tyago foi sedado e passou por um procedimento de reanimação com desfibrilador. Depois disso, o coração voltou a bater de forma regular.

“Não tenho nenhuma doença pré-existente. Não tomo energético, nem pré-treino, mas como consumi naquele dia o molho de um alimento natural, rico em sódio, vinagre, limão, salsa e cebola roxa, houve então uma ação termogênica”, explicou o personal trainer.

 

 

 

 

 

 

Só Notícia Boa