A chegada de um ciclone extratropical próximo do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul provocou chuva muito volumosa na quinta-feira (15). Algumas cidades tiveram mais de 200 milímetros de chuva.
Até o momento, uma pessoa morreu e cinco estão desaparecidos no Rio Grande do Sul. A morte foi causada por choque elétrico.
O fenômeno persiste nesta sexta-feira (16) e a defesa civil soltou uma alerta para chuvas intensas e volumosas com risco de enxurrada nesta manhã.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuva pode superar os 100 milímetros (mm) em 24h em muitos pontos, com ventos superiores a 100 km/h.
A previsão é de que a chuva comece a diminuir à tarde.
Pelo menos 16 municípios gaúchos registraram alagamentos: Porto Alegre, Lindolfo Collor, Ivoti, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Caraá, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Capão do Canoa, Torres, São Leopoldo, Tramandaí, Maquiné, Caxias do Sul e Sapiranga. Estradas estão bloqueadas, voos foram cancelados e há falta de luz em várias regiões.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), orientou os moradores da cidade a não saírem de casa.