A jornalista Nilza Valéria Zacarias, coordenadora da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, foi uma das homenageadas pelo Senado Federal no dia 8 de março e recebeu o Diploma Bertha Lutz, ao lado de outras mulheres como a primeira-dama Janja da Silva.
Em seu discurso, a comunicadora evangélica agradeceu à senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) por ser indicada e disse que cresceu como evangélica e que jamais imaginaria ver como as coisas mudaram.
“A religiosidade brasileira está mudando, e não ocorre porque eu quero. Eu que sempre fui crente, nasci nos anos 1970 quando éramos 5% da população. Não imaginava nunca que chegaríamos a 30%, 40% de evangélicos no país e que, chegando a esse patamar, seria tão complicado, tão difícil”, disse ela.
E continuou:
“A fé evangélica é a fé da reforma, uma fé de vanguarda que ajudou na construção da educação pública, que ensinou camponeses a ler e que deu destaque ao papel da mulher na comunidade religiosa, dentro das comunidades. Não imaginava que essa fé pudesse vir a se tornar alvo de disputas políticas e ideológicas”, finalizou.
Nilza Valéria Zacarias também falou que sua fé a fez lutar contra a desigualdade e para promover mudanças na sociedade brasileira.