Sete municípios maranhenses já decretaram estado de emergência por conta das chuvas

A Defesa Civil do Maranhão divulgou uma lista atualizada das cidades impactadas pelas fortes chuvas no estado. Na lista, estão os munícipios de Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João dos Patos, Tuntum, Conceição do Lago Açu, Monção e Pindaré Mirim.

Barra do corda, apesar de estar fora da lista, já apresenta grandes chances de alagamentos. O município registrou um dos maiores temporais dos últimos anos, deixando muitas pessoas em alerta, devido ao grande volume de chuva. Trizidela do Vale, na região do Médio Mearim, também está em estado de alerta e já conta com  cerca de 64 famílias desabrigadas e outras 19 estão desalojadas.

O Rio Itapecuru, se tornou alvo de preocupação em Caxias devido ao risco de enchentes. O nível do rio já ultrapassa a marca de 4 metros acima do nível normal. De acordo com especialistas, as fortes chuvas não devem dar trégua em grande parte do estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na terça-feira (19), dois alertas, laranja e amarelo, de chuvas intensas para o Maranhão. O órgão emitiu dois tipos de alerta para as chuvas no estado:

Perigo Potencial: o alerta amarelo, que indica perigo potencial, compreende as regiões Norte, Leste, Centro e Sul maranhense. Nessa área, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.

Perigo: O alerta laranja, que indica alto grau de perigo, prevê para as regiões Norte, Oeste e parte do Sul do Maranhão chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 a 100 km/h. Nessas regiões, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os avisos se entendem até as 10h desta quarta-feira (20).

 

 

 

Leilane Vilaça sob supervisão