Sul do Maranhão tem alerta de grande perigo para baixa umidade do ar

Um aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido entre 13h e 17h de hoje (05), aponta a área do Maranhão com grande risco de incêndios florestais e prejuízos à saúde da população, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Um mapa do Inmet mostra os municípios Alto Parnaíba, Balsas e Tasso Fragoso com alerta vermelho de grande perigo para umidade relativa do ar abaixo de 12%.

O Instituto divide o aviso de baixa umidade relativa do ar em três níveis: Amarelo para ‘perigo potencial’, quando a umidade varia entre 30% e 20% Laranja para ‘perigo, quando a umidade varia entre 20% e 12% Vermelho para ‘grande perigo’, quando a umidade fica abaixo de 12%.

Também foram lançados alertas laranja e amarelo para outros municípios nas regiões centro, sul, leste e oeste do Estado.

Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal.

As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação.

Instruções:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

De acordo com a medição do Inmet, o município de Carolina registrou temperatura de 40,7°C na quarta-feira (4). Outras 11 cidades do país tiveram temperatura acima de 40ºC nessa quarta.

 

 

 

 

 

 

Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia