Telegram fica fora do ar para usuários de telefonia móvel

A plataforma segue funcionando para usuários que utilizam WI-FI

Na noite da quarta-feira (26), o aplicativo de mensagens Telegram ficou fora do ar após uma decisão da Justiça Federal do Espírito Santo. Nesta quinta-feira (27), os usuários que tentaram acessar o aplicativo por meio de dados móveis, não conseguiram acesso a plataforma. O serviço continuou funcionando normalmente para usuários que acessaram por meio de redes WI-FI.

De acordo com o site DownDetector, responsável por registrar quedas de serviços digitais, as notificações de problemas com o Telegram começaram às 21h da quarta-feira (26). Está é a segunda vez que o aplicativo recebe ordem de bloqueio no Brasil. Em 2022, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do Telegram.

Ordem de derrubada do Telegram

Na quarta-feira (26), a Justiça Federal do Espírito Santo determinou que operadoras de telefonia e lojas de aplicativos suspendessem imediatamente o acesso ao aplicativo Telegram no Brasil. A decisão foi tomada após o aplicativo não entregar os dados completos à Polícia Federal (PF), sobre os grupos neonazistas.

Na sexta-feira (21), a plataforma chegou a entregar parte dos dados pedidos pela PF. A polícia informou que precisa dos contatos e dados dos integrantes e administradores do grupo com conteúdo neonazista, mas o Telegram não forneceu.

Além disso, a Justiça também aplicou multa ao Telegram por não entregar os dados de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia de recusa em fornecer dados. O aplicativo de mensagens Telegram ainda não se pronunciou sobre a decisão da Justiça.