TRE-MA faz balanço das Eleições municipais de 2024

No Maranhão, às 19h19 de domingo (06), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Gonçalo Filho, juntamente com o corregedor eleitoral, desembargador Paulo Velten, anunciaram oficialmente o resultado da eleição de São Luís e Imperatriz, os dois maiores colégios eleitorais do estado durante coletiva de imprensa realizada na sede do órgão, transmitida ao vivo pelo Youtube.

A totalização 100% no estado ocorreu às 22h29 e para acompanhar os resultados basta abrir a página resultados.tse.jus.br

Em sua fala, o desembargador José Gonçalo agradeceu às mais de 100 mil pessoas, entre juízes e juízas eleitorais, servidores/as, colaboradores/as, estagiários/as, mesários/as, coordenadores/as de acessibilidade, administradores/as de prédio e técnicos/as terceirizados/as, às forças de segurança e a imprensa que atuaram nos 217 municípios.

Para ele, os resultados foram divulgados de forma rápida, fruto de um trabalho planejado que uniu tecnologia e dedicação, somados ao empenho e profissionalismo de servidores e servidoras.

O prefeito Eduardo Braide obteve 403.981 votos (70,12 %), o que confirmou sua reeleição, enquanto em Imperatriz, que terá pela primeira vez segundo turno, a disputa será entre Rildo de Oliveira Amaral, que teve 55.149 votos (35,57 %) e Tacilla Mariana Carvalho Silva (41.172 votos – 26,56%).

Em São Luís, 523 mil 711 (89,91%) de eleitores e eleitoras responderam sim ao passe livre para estudantes no transporte coletivo. Já em Governador Edison Lobão, 11.075 (83,87%) concordaram com a mudança do município para Ribeirãozinho do Maranhão.

Acesse o site do TSE para conferir a lista completa com os nomes de todos os prefeitos eleitos no Maranhão.

Substituição de urnas

Durante a votação, 129 urnas foram substituídas por reservas e as demais os problemas foram solucionados pelos profissionais de apoio às eleições. Sobre este número, o TRE registra que os problemas ocorreram em equipamentos de 2013 e 2015, que foram usados em São Luís e nos municípios próximos dela.

Justificativa e denúncias

Pelo aplicativo Pardal continua sendo possível registrar denúncias de crimes eleitorais e de propaganda irregular.

Já pelo aplicativo e-título é possível justificar a ausência até 60 dias após as eleições, mas ela também pode ser feita de forma presencial ou pelo sistema Justifica, disponível nas páginas eletrônicas dos Tribunais Regionais Eleitorais. Para tanto, o/a eleitor/a deve anexar um comprovante do motivo de sua ausência para deferimento ou não por parte do juiz do pedido.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão