A primeira-dama Janja da Silva comemorou a vitória da coalizão de esquerda radical Nova Frente Popular (NFP) em uma reviravolta no segundo turno das eleições legislativas da França, neste domingo (07). A mulher do presidente Lula (PT) exaltou a “democracia que resiste com a união do povo”.
– Vitória dos franceses e francesas contra a extrema-direita nas eleições de hoje. Mais uma democracia que resiste com a união do povo, levando a uma virada surpreendente – escreveu a primeira-dama brasileira, na rede social X.
Segundo Janja, a mobilização da sociedade francesa deve servir de exemplo para outras nações, incluindo o Brasil.
– A busca por liberdade, igualdade e fraternidade está no DNA dos franceses, e espero que essa mobilização sirva de exemplo para diversos outros países, como o nosso, que lutam diariamente contra a extrema-direita e suas ideias fascistas, trabalhando por justiça social e dignidade para toda a população – finalizou.
A coalizão Nova Frente Popular, formada há apenas algumas semanas, ganhou 182 dos 577 assentos, enquanto a frente de centro liderada por Emanuel Macron se saiu melhor do que o esperado e ainda tem 168 cadeiras. O Reunião Nacional (RN), da direita, ficou em terceiro lugar, com 143 vagas.
Pleno News