O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, rejeitou o cessar-fogo russo programado para essa 6ª feira (6.jan). Segundo ele, a trégua temporária, motivada pela aproximação do Natal ortodoxo, é um disfarce para que Moscou detenha o avanço das tropas ucranianas na região de Donbass, além de mobilizar mais equipamentos.
“Todos no mundo sabem como o Kremlin usa a trégua na guerra para continuar a guerra com vigor renovado. Eles querem usar o Natal como uma cobertura, ainda que brevemente, para parar os avanços de nossos meninos em Donbass e trazer equipamentos, munições e tropas mobilizadas para mais perto de nossas posições”, disse Zelensky.
O líder ucraniano lembrou ainda que, no ano passado, o governo fez duas propostas de cessar-fogo à Rússia que foram ignoradas. Uma delas foi feita no dia 15 de novembro e a outra no dia 12 de dezembro, data em que os ucranianos esperavam a implementação de uma “fórmula de paz” para a retirada das forças russas antes do Natal.
“Você [presidente russo Vladimir Putin] não dá trégua aos ucranianos. Pessoas são torturadas, eletrocutadas, estupradas. Isso continua todos os dias enquanto seus soldados estiverem em nosso solo”, disse Zelensky. “A guerra só terminará quando seus soldados partirem ou nós os expulsarmos”, frisou.