Usadas na maioria das receitas salgadas, as cebolas são um dos temperos mais indispensáveis da culinária no mundo todo. Quem não fica com água na boca só de sentir aquele cheirinho de cebola refogada? Muito bom! Porém, cada cebola combina melhor com um certo tipo de preparo, e para garantir que você irá explorar o máximo do sabor nas suas receitas, o TudoGostoso vai ensinar como escolher a cebola certa. Aprenda a seguir quando usar a cebola branca e quando usar a cebola roxa!
Qual a diferença entre os tipos de cebola?
Os tipos de cebola mais populares são a cebola roxa e a cebola branca, e é muito provável que você tenha uma delas em casa nesse exato momento. Mas você entende a diferença entre elas? E não vale falar que é a cor, não, viu! As diferenças são bem mais marcantes do que apenas essa.
A cebola roxa, por exemplo, possui uma acidez menor, é mais crocante e levemente mais adocicada, enquanto a cebola branca tem um sabor mais forte e marcante. Além disso, a cebola roxa possui betacaroteno, enquanto a cebola branca é rica em cálcio. As duas contém mais ou menos a mesma quantidade de calorias, sendo a cebola levemente mais calórica, contudo é importante ressaltar que é um aumento insignificante. Mas vale ressaltar que, fora isso, os benefícios e nutrientes das duas cebolas são bastante parecidos.
Quando usar a cebola branca?
A cebola branca é mais indicada para preparos cozidos, já que o cozimento diminui o sabor ácido da cebola, além de deixar a receita com um aroma delicioso. E quando falamos em cozimento, estamos falando de todos os tipos; seja para o refogado do picadinho, para o filé acebolado ou para a cebola empada, a branca é a melhor escolha.
Apesar da cebola roxa ser mais adocicada, a cebola branca consegue atingir uma doçura controlada com mais facilidade, e por isso é a escolhida para fazer a tão tradicional sopa de cebola. Além disso, a cebola branca costuma ser mais barata, o que facilita já que a maioria dos preparos do dia a dia podem e devem ser feitos com ela.
Quando usar a cebola roxa?
A cebola roxa estrela melhor pratos frios, que não precisam de cozimento. Esse é o caso de ceviche, saladas, sanduíches, macarroneses e molhos frios. Como falamos anteriormente, seu sabor mais suave permite que ela combine melhor com os outros ingredientes crus e não cause aquele boom de picância no seu paladar, que acaba ofuscando os outros sabores.
É claro que ela também é usada em preparos quentes, e você vai achá-la com facilidade em pratos do tipo em restaurantes por aí. Contudo, existe um truque para usá-la da maneira certa!
Quando fazemos um preparo quente, um dos primeiros ingredientes a ser acrescentado na panela é a cebola, para revogar. No caso da cebola roxa, pule esse passo. O ideal é colocá-la antes de desligar o forno, para ela cozinhar bem pouquinho e não perder as características de sabor e textura.
Com essas dicas do TudoGostoso, os seus pratos ficarão ainda melhores!
Tudo Gostoso