Sabe aquele odor desagradável, semelhante ao de esgoto, que às vezes sai do ralo? Esse cheiro está nos gases que são resultado da decomposição da sujeira feita por micro-organismos.
O problema costuma ser agravado pelo acúmulo de sujeira no ralo. Se a água é escoada diretamente pela tubulação, as chances de haver mau cheiro diminuem.
A situação piora se houver excesso de resíduos (cabelos, pedaços de sabonete, papel higiênico etc.) obstruindo a passagem da água. Isso fornece aos micróbios um ambiente favorável para se reproduzirem e gerarem gases malcheirosos.
Confira algumas dicas que podem ser úteis para eliminar odores que surgirem no ralo do seu banheiro:
1. Ao usar desinfetante ou limpador, aplique o produto diretamente no ralo, na quantidade indicada nas instruções de uso. Deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma escova própria para limpeza do ralo. Finalize despejando água abundante com o balde.
2. Outra dica é, após a limpeza com esses produtos, despejar um copo do líquido no ralo e deixar agindo até o próximo banho.
3. Você também pode usar uma mistura de vinagre branco e bicarbonato de sódio para tirar o mau cheiro do ralo. Em um balde, misture meia xícara de bicarbonato de sódio, 1 xícara de vinagre e 3 litros de água morna. Despeje no ralo, cubra com um pano e deixe agir. Aguarde 30 minutos e despeje água quente.
4. Uma ação importante para evitar o cheiro de esgoto no ralo é desobstruir o escoamento de água (isso evita que as bactérias tenham alimento). Para saber como desentupir seu ralo de um jeito prático, leia nossa matéria sobre o assunto.
Ypê.com