Quais são os tipos de esponja para lavar louça?
Esponja multiuso: é a tradicional, com um lado macio e uma camada de fibra abrasiva.
Esponja não risca: como o nome sugere, é feita para não arranhar as superfícies delicadas.
Esponja de aço: tem ação higienizadora muito potente, é ideal para limpar as sujeiras mais difíceis de sair. Não deve ser usada em materiais que não possam ser arranhados.
Esponja de silicone: é maleável, possui várias cerdas e faz uma limpeza eficiente. Ainda não é tão popular no Brasil, mas é muito resistente.
Esponja com cabo: possui um formato que permite que a limpeza seja feita em vãos e frestas onde a esponja tradicional não alcança.
Esponja vegetal: é um tipo de bucha natural, que nada mais é do que a polpa da planta luffa cylindrica. Também tem excelente ação higienizadora e pode ser compostável.
Como higienizar esponja de lavar louça?
A esponja de lavar louça é o paraíso dos fungos e bactérias: o material poroso do objeto, junto com o ambiente quente e úmido em cima da pia, é ideal para que elas se proliferem.
Há estudos que dizem que este é o item mais sujo de uma casa, até mesmo mais sujo do que o vaso sanitário.
Mas higienizar a esponja de lavar louça corretamente não é difícil: basta molhar a esponja e colocá-la no micro-ondas por um minuto e meio, na potência alta.
Ou coloque água para ferver em uma leiteira ou panela (em quantidade suficiente para cobrir a esponja) e, depois que levantar fervura, insira a esponja na água e deixe-a de molho por 10 minutos.
Importante: verifique se não há resíduos de alimentos ou de palha de aço na sua esponja.
Você deve desinfetá-la diariamente, de preferência à noite, depois que já tiver lavado a última louça do dia.
Quanto tempo dura uma esponja de lavar louça?
Essa resposta depende da frequência de uso da esponja de lavar louça. Se for usada poucas vezes ao dia, para louças com sujeiras simples de remover, você deve trocar a esponja a cada 20 dias.
Ypê.com